O Grupo Preceram participou na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2022, que teve lugar entre 6 e 8 de abril no Lx Factory. As empresas do Grupo Preceram aproveitaram o evento para apresentar algumas novidades.

O Grupo Preceram enquanto parceiro do evento, fez parte do ciclo de conferências, coorganizando com o LNEC a sessão principal, onde se debateu a “Economia circular e sustentabilidade na construção”.

“Será que é agora que vamos perceber que o isolamento térmico é mesmo importante?”

Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram, expôs alguns dos desafios para o futuro da construção, lembrando a importância dos materiais na nova realidade. O representante do Grupo Preceram recordou, que “a melhor energia é aquela que não se gasta”. E questionou: “será que é agora que vamos perceber que o isolamento térmico é mesmo importante? Será que é desta que teremos mesmo que promover a eficiência energética dos edifícios para poupar mais, porque a energia nunca vai ser barata?”.

“O consumidor necessita de poupança energética, associada ao conforto, segurança e saúde”.

Sublinhou ainda que “75% da energia num edifício tradicional perde-se pela envolvente opaca, ou seja, pelas paredes, cobertura e pavimento, sendo desta forma essencial investirmos no isolamento. É fulcral combater a pobreza energética, e todas as medidas de sustentabilidade são essenciais para o aumento da produtividade e também para a própria valorização do património. “O consumidor necessita de poupança energética, associada ao conforto, segurança e saúde”.

 

O Grupo Preceram patrocinou e apresentou a 1ª Edição do prémio jovens arquitectos. Esta iniciativa da Vida Imobiliária, em coorganização com os arquitetos Paulo Serôdio, Paulo Durão e Marco Roque Antunes, mentores do podcast Arquitectura Agora, visou promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo os melhores projetos de arquitetura.

 

Na sessão paralela exclusiva do Grupo Preceram, foi explicado como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios através de sistemas construtivos e soluções de desempenho melhorado, para pisos, paredes e tetos.

Sistemas com isolamento térmico pelo interior e tijolo térmico

Foi apresentada a nova biblioteca de soluções e sistemas com isolamento térmico pelo interior e tijolo térmico. Esta biblioteca foi elaborada em conjunto com o parceiro estratégico Itecons que aceitou o desafio da Gyptec para levar a cabo o cálculo de um conjunto de soluções construtivas que combinassem o tijolo térmico e acústico Preceram, lã mineral Volcalis e as placas de gesso Gyptec.

As soluções construtivas foram definidas no sentido de dar resposta aos requisitos legais de comportamento térmico dos edifícios. Ou seja, o objetivo foi o de encontrar e criar soluções para auxiliar os projetistas a melhorar o desempenho energético das suas construções. Todas as soluções apresentadas no relatório são soluções de eficiência energética adequadas para edifícios NZEB.

 

Placa Gyptec Gold

Apresentada ao público pela primeira vez, a nova placa da Gyptec é uma placa de gesso multifunções resistente a tudo. Agora já é possível usar uma única placa para toda a obra.

A mais versátil das placas, a placa Gold, é um produto de excelência da gama de soluções Gyptec, que combina múltiplas vantagens dos vários tipos de placas, permitindo resolver todas as necessidades de um projeto usando apenas uma placa.

A Gold é reforçada com fibras para melhorar o comportamento ao fogo, com maior densidade e resistência ao impacto e flexão, é tratada com um agente hidrófugo para diminuir a absorção de água. Adequada para todos os sistemas interiores com características de maior capacidade de carga, resistência ao fogo e bom comportamento à humidade.

cuota